Pular para o conteúdo principal

Entrevista da revista Asian Wave


Entrevista da revista francesa Asian Wave

An Cafe

Nyappy! Aqui está o que se deve escrever aos fãs quando o célebre grupo de oshare kei, o An Cafe anunciou seu grande retorno há algumas semanas. E porque... Ele não mostrou as caras depois do anúncio da pausa do grupo, em 2010. À ocasião deste grande retorno, revisamos a carreira de um dos mais famosos grupos de visual kei dos últimos dez anos...

An Cafe, os membros do grupo

 Criado por três integrantes em 2003, o An Cafe é atualmente composto por cinco membros. Apresentamos, nos  vocais, o exuberante Miku, na guitarra, Takuya que entrou no grupo em 2007, no baixo, Kanon, na bateria, Teruki, que entrou no grupo alguns meses depois de sua formação, e nos teclados, Yuuki, membro desde 2007, assim como Takuya. Quanto a Bou, o guitarrista original, ele deixou o grupo em 2007, ano de entrada de Takuya e Yuuki.

O início do grupo

 An Cafe, também chamado de Antic Cafe, foi formado por Miku, vocalista, Bou, guitarrista e Kanon, baixista. Eles inicialmente tocavam sem baterista,  mas foram rapidamente acompanhados por Teruki. Mesmo com os numerosos concertos naquele ano, é em 2004 que eles realmente debutam. Eles lançam um primeiro maxi-single intitulado "Candyholic" em março, que é imediatamente número dois de vendas independentes no Japão. Se seguiram vários singles e shows e, em 2005, o grupo lança seu primeiro álbum, "Shikisai Moment".

Um sucesso relâmpago que não se acabou

 O grupo encadeia então os singles e lança rapidamente, em 2006, um segundo álbum, intitulado "Magnya Carta", no qual destaca-se "Smile Ichiban Ii Onna".
 2007 é um ano duplamente difícil para o grupo. De fato, pouco após sua primeira aparição no estrangeiro, Bou anuncia sua saída do grupo. Essa saída marcará profundamente os fãs, mas sobretudo a composição do grupo, pois o An Cafe, além de adquirir um novo guitarrista, Takuya, recebeu Yuuki no teclado. O grupo se produzirá a partir de então, com 5 membros, e toma uma tendência ligeiramente mais pop. Mesmo com a perda de de um de seus membros mais populares, o sucesso não para e o An Cafe lança um de seus singles mais populares: "Kakusei Heroism - The Hero Without a Name" que serve de abertura ao popular anime Darker Than Black e "Ryuusei Rocket", abertura do drama Fuma no Kojiro.
 É no fim deste mesmo ano que o grupo anuncia sua primeira turnê no estrangeiro, para a qual se produziram em 2008 na Europa, para a turnê Live Cafe Tour 08 - Nyappy Go Arround The World.
 Em 2008, o terceiro álbum, Gokutama Rock Cafe, sai em um mês após o terceiro single com a formação de cinco: "Cherry Saku Yuuki". A turnê européia é um verdadeiro sucesso e os singles se seguem: "My Heart Leaps for C", "Aroma", "Natsu Koi Natsu Game"... Uma outra turnê mundial toma lugar em 2009 e um CD intitulado Harajuku Dance Rock é lançado exclusivamente para o público estrangeiro em março de 2009.
 Em setembro do mesmo ano, eles lançam seu último álbum até esta data, BB Paralel World. Pouco depois, eles anunciam a dissolução do grupo. Seu show de 4 de janeiro de 2010 no Nippon Budokan marca o começo oficial do hiatus do An Cafe.

Uma pausa bem feita... Para voltar melhor!

 Não é por causa do anúncio de seu retorno, feito pelos membros do grupo, a apenas alguns meses, que eles se ocuparam durante a falta do An Cafe. Na verdade, Miku obteve sucesso em criar um grupo, chamado Lc5, Kanon fez uma colaboração com Wakeshima Kanon para formar Kanon x Kanon, Takuya trabalhou com Piko (já tivemos a oportunidade de vê-los no Japão Anime Live já fazem quase dois anos) e Yuuki com Dacco, e Teruki foi baterista temporário para Dog In The Paralell World Orchestra e Spyralcall.
 Assim, após dois anos de ausência, o grupo anuncia seu retorno em abril e os fãs japoneses tanto quanto os fãs internacionais são contemplados: o grupo lança seu Nyappy Arrount The World Tour III Tadaima Okaeri para celebrar seu grande retorno. (Tadaima para dizer que voltaram e Okaeri para acolher todos os fãs que retornaram para vê-los) com não menos de duas datas na França (17 de novembro em Marselha e 18 de novembro em Paris). Um novo álbum intitulado Amazing Blue está igualmente previsto para o próximo 8 de agosto.

An Cafe, um grupo com estilo muito particular

 Porque é realmente preciso falar um pouquinho da música... An Cafe é um grupo de visual kei que faz parte de um nicho específico, que é o oshare kei. Então, musicalmente falando, eles fazem um rock próximo ao visual kei (a voz de Miku é incontestavelmente uma voz típica dos grupos de visual kei) mas com um toque menos obscuro.
 O que distingue o An Cafe de outros grupos de visual kei é o toque pop que deixa suas músicas dinâmicas e quase dançantes. E quando se fala de visual kei, não se pode esquecer a aparência do grupo, e nisso também, o An Cafe se distingue por suas constantes extravagâncias  sempre coloridas, como demonstra o encarte do seu próximo álbum e seus clipes, às vezes totalmente descompensados. Com o An Cafe, não é o caso de mergulhar no preto... Como Miku sempre diz, é preciso ser "nyappy" (estranho trocadilho em cima da palavra happy, que significa feliz)!
 Como no caso de vários grupos, há o bom e o não-tão-bom-assim no que o An Cafe fez depois do seu início, e seria errôneo dizer que o grupo sempre se renovou. Foram muitos os fãs que ficaram desapontados com BB Paralell World... Ele parecia nada mais do que uma pálida cópia do ótimo Gokutama Rock Cafe.  Podemos verdadeiramente esperar que esta longa pausa de dois anos tenha permitido ao grupo fazer algo novo! Enquanto na espera, eu os aconselho (re)descobrir o grupo escutando Magnya Carta e Gokutama Rock Cafe, que vos darão um grande visão do que o grupo pode fazer, com quatro e com cinco.

E podemos esperar que, para o grande retorno, eles darão um show melhor aos fãs que o curtinho que deram 3 anos atrás! Nyappy!

 Para sua volta, os 5 membros do grupo responderam a algumas perguntas para, nós esperamos, seu grande deleite. Sempre cheios de bom humor, venha descobrir, ou redescobrir, este grupo que nos prevê um comeback fracassado.

Poderiam se apresentar aos leitores?
 Olá, eu sou Miku, o vocalista. Meus hobbys atuais são violão e artes marciais. Recentemente tenho gostado mais de comer peixe do que carne! É bom para a saúde, não é?
 Eu sou Yuuki, e toco teclado.
 Eu sou Takuya, e toco guitarra. Adoro música e bebida.
 Eu sou Kanon, o baixista. Minhas paixões são anime, video games e manga!
 Olá, eu sou Teruki. Eu sou o mais velho no An cafe... Mas o que tem a voz de tonalidade mais alta. (risos)

Por que vocês escolheram este nome para o grupo?
 O nome vem de um cavalo de corrida, chamado "Manhattan Café", porque Bou, nosso ex-guitarrista adorava corridas de cavalo e especialmente este, nós pegamos uma pequena parte de seu nome "Café" e colocamos uma palavra antes.

Se vocês não estivessem na indústria musical, o que fariam da vida?
Yuuki: Qualquer coisa ligada a animes e video games?
Takuya: Um trabalho em alguma companhia... apenas um trabalho normal...
Kanon: Policial.

Qual a melhor lembrança desde o início do grupo? E a pior?
Miku: A melhor foi quando tivemos nosso show no Nippon Budokan. Todos os shows são divertidos para mim, entretanto, fazer um no Budokan era um sonho meu de muitos anos. Eu realmente não consigo pensar na pior... Todas as lembranças do passado agora se voltam para o lado bom.
Yuuki: A pior lembrança foi quando eu não consegui acordar e cheguei atrasado ao trabalho! E a melhor lembrança foi do momento onde, com o Takuya, fizemos nosso primeiro show com o An Cafe.
Takuya: A melhor é a turnê ao estrangeiro. Eu fiquei tão emocionado e tocado. Eu realmente não consigo pensar numa ruim.
Kanon: A melhor lembrança é do primeiríssimo show do An Cafe. Esse show foi o primeiro da minha vida e eu não poderia esquecer um evento como este. Eu não tenho realmente uma lembrança ruim.
Teruki: Para a melhor, é impossível de escolher apenas uma... tenho muitas. E eu não vou divulgar a pior (^ ^;)

Quais são os artistas que inspiram vocês?
Miku: Daisuke, do grupo Kagerou. É por causa dele que eu comecei a fazer parte de uma banda.
Yuuki: Ryuichi Sakamoto. Eu comecei a tocar piano na infância, mas fiquei um pouco preguiçoso quando estava no colégio. Mas a música de Ryuichi Sakamoto me deu inspiração e motivação para continuar a tocar.
Takuya: Há muitos para escolher apenas um! Neste momento, eu amo Baker Brothers.
Kanon: Toda música que já escutei até agora me dá inspiração. Impossível escolher um artista em particular.
Teruki: São muitos para enumerar. Desculpas, mas não consigo me decidir.

Vocês tiveram estilos diferentes, qual mais os agradou e por que?
Miku: Eu gosto da roupa que nós usamos para "Ryuusei Rocket", porque é pequena.
Yuuki: Eu gosto das roupas coloridas e pop. Combinam com a minha personalidade!
Takuya: Pop, mas cool... Eu gosto das roupas elegantes.
Kanon: Eu gosto dos desenhos e costuras. Também gosto dos visuais de "Summer Dive", "Cherry Saku Yuuki" e "My Heart Leaps for C"
Teruki: Difícil dizer... Como nós mudamos muito, eu às vezes tenho dificuldade de me lembras dos estilos que tivemos.

Vocês têm tempo de ter uma vida privada?
Miku: Na maior parte do tempo livre que tenho, eu faço kick-boxing ou toco violão. Quando muito, tenho uma relação ótima com meu adorável cãozinho! (risos)
Yuuki: Eu tenho tempo livre, mas o utilizo sobretudo para assistir anime ou jogar videogame.
Takuya: Ler, jogar video game, é isso que eu faço quando tenho tempo. Eu gosto de sair pra beber também.
Kanon: Eu gosto muito de passear de bicicleta.
Teruki: Eu não posso imaginar a vida sem música. Então, mesmo quando tenho tempo, eu tento sempre fazer qualquer coisa relacionada à música, como por exemplo assistir ao show de outros artistas, etc.

Vocês acabam de sair de um hiatus de dois anos. Por que vocês escolheram voltar?
 Na primavera de 2011. Miku tomou a decisão de falar com Teruki, então todos os membros se reuniram para ter uma conversa. "A hora chegou", foi o que Miku pensou então. Depois de muita discussão, todos os membros combinaram de reativar o An Cafe.

O que vocês podem nos dizer mais sobre o futuro do mini-álbum?
Miku: Nós colocamos toda a nossa paixão para contar estes dois anos. Cada música está cheia de nosso amor, e eu estou realmente confiante sobre este mini-álbum.
Yuuki: Vocês jamais poderão se cansar, não importa quantas vezes escutem o álbum.
Takuya: Há o An Cafe antes da pausa e há o An Cafe depois da pausa. Vocês poderão ver os dois lados do nosso grupo neste álbum.
Kanon: Todas as canções são únicas!
Teruki: Ele é baseado no An Cafe de antes, mas também mostra aos fãs as possibilidades infinitas no novo An Cafe.

Vocês farão uma turnê mundial no fim do ano. Qual é o lugar para o qual vocês mais querem ir?
Miku: ah, bom... Eu não consigo decidir. Eu queria ir à Espanha! Porque eu adoro paella. Mas nós infelizmente não vamos dessa vez...
Yuuki: Eu estou ansioso para visitar todas as cidades. Estou ansioso para ver se as cidades onde eu já fui mudaram, mas também ir a cidades novas, pois sou curioso.
Takuya: Não consigo escolher um, mas eu fico muito contente de visitar lugares onde nunca estive antes.
Kanon: na Inglaterra... Com um pouco de sorte, eu poderei encontrar Sr. Metano em pessoa... *risos*
Teruki: provavelmente Londres. É apenas porque meu professor de música vivia lá no passado.

Vocês vão continuar com seus outros grupos além do An Cafe?
 Sim, nós desejamos continuar com nossos diferentes projetos à medida que nossas agendas o permitam.

Poderiam deixar uma mensagem para seus fãs franceses?
 Nyappy, França! Nós os agradecemos muito pelo seu apoio. É a terceira vez que voltaremos na França, e esperamos que o público esteja unido como nunca. Se vocês já esqueceram as músicas do An Cafe, vocês devem aprendê-las de novo! *risos*
 Será um prazer reencontrá-los todos novamente no show.


Créditos pela tradução: Coffee Break

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Summer Dive 20XX, está próximo?

Hey hey Nyappy ! Minna, nossos cafeboys têm deixado pequenas pistas que nos levam a crer que a volta esteja próxima,nee... Pois bem,para os que não sabem, durante as últimas semanas, Teruki tem comentado,ainda que instantaneamente, sobre atividades com a banda levando os cafekko a empolgação suprema. Com isso,estou aqui para fazer uma breve retrospectiva, e colocar o assunto em discussão, então, mãos a obra ! Em meados de Maio/Abril o pequeno patinho, Miku, novamente faz "as pazes" com An Cafe, devolvendo às suas redes sociais o status de vocal da banda, e trocando mensagens frequentes com papai Teruki. Muitas pessoas reclamavam que ele não seguia o baterista no twitter, e também não usava mais o nome da banda,de certa forma. Em seguida, um encontro surpreendente dos cinco membros em um boliche fez com que os cafekko entrassem em alvoroço. Bem,logo após,conferimos reuniões dos cinco para comemorações de aniversário,em que uma d

Novidades sobre o mini-album

NYAPPY! O nome do mini-album é Amazing Blue, ele está pronto, pela capa da foto deduzimos que tem 7 músicas, mas ainda há confirmar. Agora é só esperar! Faltam 37 dias para o lançamento do Amazing Blue, para quem não se lembra será feito dia 08/08. E o PV, por enquanto, será apresentado no dia 23/07. Então aguardemos ansiosos. (Editado) O Miku postou no blog o nome das músicas. 1.アメージングブルー (Amazing Blue) 2.咲-saku- (Saki - Saku-) 3.バードの悲劇 (Baado no higeki) 4.じぶん説明書 (Jibun setsumeisho) 5.月に叢雲、花に風 (Tsukinimurakumo, hana ni kaze) 6.某Kメンタルクリニック (Boo K mentarukurinikku) 7.夏の終わり (Natsu no owari) Bye nyappy

Miku - Shoxx 233 [07.2012]

No dia 21 de Maio foi lançada a revista SHOXX Vol. 233, trazendo uma matéria e algumas fotos com Miku falando sobre a volta do An Cafe. Quem se interessar pela revista,pode comprá-la clicando nesse link . Os scans podem ser baixados clicando aqui .