Pular para o conteúdo principal

An Cafe x Aicle - por Ana - Recrutamento ACBR 2ª fase

An Cafe X Aicle [?]

Segundo algumas pessoas, existem coisas que não se discutem: religião, política, futebol e música. Só concordo com o primeiro e o último. Quando falamos em “música”, a coisa mais indigna que posso pensar é comparar grupos musicais, sejam eles de estilos semelhantes ou totalmente distintos. Apesar de minha tarefa constar em uma comparação entre An Cafe e outra banda de minha escolha, que é, no caso, Aicle, me recuso a fazer “comparações” pelo simples fato de não existir nenhuma semelhança ou diferença evidente a qual todos concordam, sendo assim, meu texto provavelmente será bem diferente do esperado. Portanto, meu texto se baseará na apresentação da banda Aicle e uma reflexão envolvendo An Cafe (e para não sair do tema, algumas pequenas comparações). A única semelhança que posso afirmar é que as duas bandas em questão são rotuladas como grupos de “Oshare Kei”, e a única diferença é que An Cafe consta atualmente com cinco membros, e Aicle com quatro.
Prefiro começar falando de Aicle, que é a banda “visitante”. Todos devem concordar que é um grupo muito recente, afinal, foi formado apenas em 2006, ano em que An Cafe já completava seus três anos de existência, título que Aicle só ganhou este ano. Toda banda recente é alvo do mesmo comentário: “o som deles é imaturo.”, porém, acho que devo discordar. Considero Aicle uma banda muito evoluída sendo tão recente.
Querem uma comparação? À medida que Aicle é uma banda muitíssimo recente e, por muitas vezes considerada “imatura”, An Cafe é considerada o símbolo das bandas de Oshare Kei, uma afirmação sem fontes diz que a banda foi consagrada como o maior grupo desse estilo em 2006, e parece que carrega esse título até hoje. Porém, isso é algo muito relativo, afinal, o gosto vem de cada um. Mais uma prova de que An Cafe é uma banda muito “madura” nesse estilo é a evolução musical que vem apresentando desde seus anos iniciais até hoje, sendo que esse futuro hiatus está sendo justificado como uma nova evolução para os integrantes individualmente e para a banda como um todo.
Voltando ao Aicle, algo que gosto muito em suas músicas são suas introduções e solos de guitarra, várias de suas composições possuem introduções bem trabalhadas, eu valorizo isso. Aicle também participa de três Omnibus (CDs que são coletâneas de músicas de diversas bandas, para quem não sabe) e possui apenas um álbum. Apesar de pertencerem ao mesmo estilo (Oshare Kei), eu considero o visual de Aicle e An Cafe bem diferenciados. Diferentemente de An Cafe, Aicle carrega um visual bem mais extravagante. Os PVs possuem a característica padrão de toda banda Oshare: são animados e coloridos, independentemente do ritmo da música.
Falando em PVs do Aicle, gostaria de citar o meu favorito, sendo que a música também é a minha preferida: shinzou., porém, não posso deixar de citar Toumei Ningen.
No geral, para os amantes de Oshare Kei que não conhecem Aicle, eu recomendo. Tenho certeza de que eles ainda têm muito a oferecer.
Para fechar essa parte, mais uma comparação, que na verdade é uma semelhança: ambas as bandas em questão “perderam” um de seus guitarristas. An Cafe, como vocês sabem, “perdeu” o tão adorado pelos fãs, Bou. Já o ex-membro guitarrista do Aicle é Keita. Hoje a banda segue com apenas um guitarrista.
A segunda parte do texto é sobre a banda da “casa”, An Cafe.
Acho que não preciso gastar letras contando a história da banda, pois acho eu que vocês todos já a conhecem muito bem. Apesar de ser a banda “símbolo” do Oshare Kei, como eu já havia comentado, acho o visual da banda muito mais “leve” do que das outras bandas de Oshare ativas por aí. Independentemente disso, a musicalidade também é a padrão: ritmo dançante e contagiante.
Mais uma vez, acho injusto comparar uma banda que já passou por tantas experiências significativas como duas turnês mundiais e o lançamento de quatro álbuns com uma banda tão recente como Aicle, que devo dizer que é a minha favorita entre as “novas do Oshare”.
Portanto, prefiro fechar meu texto dizendo a vocês o que realmente me atrai em uma banda, e usarei An Cafe como exemplo, já que é minha banda favorita pelos motivos que contarei agora.
Além da musicalidade e visual, que aparentemente é o principal para uma banda de Visual Kei, algo que eu considero muito é o sentimento que a banda transmite para você. Ou seja, uma banda que tem uma boa qualidade musical, mas não transmite nada em especial e não marca sua vida é apenas mais uma banda, porém, nossas bandas favoritas não são aquelas que ganham o prêmio de “melhor banda do mundo”, mas sim aquelas nos transmitem algo que nos completa, infelizmente poucos acreditam nisso.
Outra infelicidade é o fato de que essas bandas estão em extinção. É muito raro achar por aí alguma banda que te conquiste, que transmita algo ou que marque a sua vida de uma maneira ou de outra.
O segredo para essa “transmissão de sentimento” é a comunicação, mais precisamente a “audição”. O verbo “ouvir” com certeza é o mais importante para a comunicação atual. Uma banda que ouve os fãs com certeza será muito bem sucedida, aliás, quem sustenta uma banda são os fãs, obviamente.
Não somente uma banda que ouve, mas aquela que valoriza os fãs, e os tratam com o mesmo carinho e importância que nós os tratamos, e é justamente esse sentimento recíproco de carinho que nos une tanto com a banda que tanto amamos.
Peguemos como exemplo o An Cafe. Poucas bandas no mundo são tão modestas e ao mesmo tempo tão carinhosas com os fãs, no caso, os cafekkos. Quando apenas uma palavra une os fãs e a banda ao redor do mundo, conseguimos sentir esse sentimento de família e de amor, “Nyappy”.
Para mim, esse é o segredo para uma banda fazer sucesso com os fãs, e montarem verdadeiros laços de amizade e sentimento. Se me perguntarem qual minha música favorita do An Cafe, eu direi que é BondS Kizuna, por seu significado, ou Orange Dream, pelo momento proporcionado durante essa música no dia 05/04 deste ano. (alguém mais sentiu isso?)
Esse sentimento é algo que está dentro de todo cafekko, porém, o An Cafe representa algo diferente na vida de cada um. Por isso deixo a vocês uma pergunta: O que o An Cafe representa para vocês? Reflitam.
“And this Nyappy World, An Cafe will continue to protect it.”
Eu vou parar meu texto por aqui, deixo a reflexão por conta de vocês agora, e peço desculpas pelo tamanho desta última parte do texto, foi um desabafo.
Mais uma vez, vale ressaltar: ouçam Aicle, é realmente muito bom, espero que despertem algo em vocês como despertou em mim.
Stay Nyappy.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Summer Dive 20XX, está próximo?

Hey hey Nyappy ! Minna, nossos cafeboys têm deixado pequenas pistas que nos levam a crer que a volta esteja próxima,nee... Pois bem,para os que não sabem, durante as últimas semanas, Teruki tem comentado,ainda que instantaneamente, sobre atividades com a banda levando os cafekko a empolgação suprema. Com isso,estou aqui para fazer uma breve retrospectiva, e colocar o assunto em discussão, então, mãos a obra ! Em meados de Maio/Abril o pequeno patinho, Miku, novamente faz "as pazes" com An Cafe, devolvendo às suas redes sociais o status de vocal da banda, e trocando mensagens frequentes com papai Teruki. Muitas pessoas reclamavam que ele não seguia o baterista no twitter, e também não usava mais o nome da banda,de certa forma. Em seguida, um encontro surpreendente dos cinco membros em um boliche fez com que os cafekko entrassem em alvoroço. Bem,logo após,conferimos reuniões dos cinco para comemorações de aniversário,em que uma d

Novidades sobre o mini-album

NYAPPY! O nome do mini-album é Amazing Blue, ele está pronto, pela capa da foto deduzimos que tem 7 músicas, mas ainda há confirmar. Agora é só esperar! Faltam 37 dias para o lançamento do Amazing Blue, para quem não se lembra será feito dia 08/08. E o PV, por enquanto, será apresentado no dia 23/07. Então aguardemos ansiosos. (Editado) O Miku postou no blog o nome das músicas. 1.アメージングブルー (Amazing Blue) 2.咲-saku- (Saki - Saku-) 3.バードの悲劇 (Baado no higeki) 4.じぶん説明書 (Jibun setsumeisho) 5.月に叢雲、花に風 (Tsukinimurakumo, hana ni kaze) 6.某Kメンタルクリニック (Boo K mentarukurinikku) 7.夏の終わり (Natsu no owari) Bye nyappy

Miku - Shoxx 233 [07.2012]

No dia 21 de Maio foi lançada a revista SHOXX Vol. 233, trazendo uma matéria e algumas fotos com Miku falando sobre a volta do An Cafe. Quem se interessar pela revista,pode comprá-la clicando nesse link . Os scans podem ser baixados clicando aqui .